Vacinar todos os adultos de Belo Horizonte até o começo de setembro de 2021. Isso é o que diz o novo calendário de vacinação divulgado pela Prefeitura de BH, na terça-feira, dia 17 de agosto. A ampliação do calendário de imunização para o restante do público foi possível graças à chegada de novas doses de vacinas à capital.
Até o começo de agosto, mais de 70% da população já havia recebido a primeira dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneza, Pfizer ou Janssen, ou seja, mais de 2 milhões de imunizantes foram distribuídos nos postos de vacinação. A partir de agora, com a ampliação, pessoas com até 18 anos receberão a primeira dose até 4 de setembro.
Com a ampliação do calendário de vacinação em BH, uma mudança no sistema de distribuição dos imunizantes foi anunciada. A partir do dia 17 de agosto, os postos de vacinação vão funcionar em horário ampliado, abrindo também aos domingos. Essa medida tem como finalidade acelerar ainda mais o processo de imunização dos belorizontinos.
A previsão é de que todas as pessoas entre 20 e 28 anos sejam vacinadas até o final do mês de agosto em BH. De acordo com o cronograma, as datas para a distribuição das primeiras doses aos moradores que se encaixam nessa faixa-etária são intercaladas com a distribuição das segundas doses aos demais grupos prioritários, os quais dependem da segunda aplicação para estarem completamente imunizados. Confira a dinâmica:
Calendário de vacinação para pessoas de 20 a 28 anos em BH
17/08: primeira dose para pessoas de 28 anos, completos até 31 de agosto;
19/08: primeira dose para pessoas de 27 anos, completos até 31 de agosto; Segunda dose para pessoas com deficiência permanente, sem BPC;
21/08: primeira dose para pessoas de 26 anos, completos até 31 de agosto;
22/08: primeira dose para pessoas de 25 anos, completos até 31 de agosto;
23/08: primeira dose para pessoas de 24 anos, completos até 31 de agosto
25/08: primeira dose para pessoas de 23 anos, completos até 31 de agosto. Segunda dose para trabalhadores do Transporte Aéreo, de 59 a 18 anos;
28/08: primeira dose para pessoas de 22 anos, completos até 31 de agosto;
29/08: primeira dose para pessoas de 21 anos, completos até 31 de agosto;
31/08: primeira dose para pessoas de 20 anos, completos até 31 de agosto.
Após o mês de agosto, o restante do público adulto de Belo Horizonte será imunizado ainda nas primeiras semanas de setembro. Nesse período, o foco será imunizar as pessoas de 18 e 19 anos. Além disso, a dinâmica de fracionar os imunizantes para a distribuição de primeira e segunda dose será mantida.
Calendário de vacinação para pessoas de 20 a 28 anos em BH
02/09: primeira dose para homens de 19 anos, completos até 30 setembro. Segunda dose para trabalhadores do Transporte Coletivo e Rodoviário, trabalhadores da limpeza urbana e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
03/09: primeira dose para mulheres de 19 anos, completos até 30 de setembro. Segunda dose para pessoas de 56 anos.;
04/09: primeira dose para pessoas de 18 anos (homens e mulheres), completos até 30 de setembro. Segunda dose para caminhoneiros.
Além de ampliar também para o domingo o funcionamento dos postos de vacinação, a Prefeitura de Belo Horizonte ainda criou uma dinâmica que busca atender o público que não consegue se deslocar aos centros de saúde em horário comercial. Na nova medida tomada pela PBH, quatro postos extras terão seu horário de funcionamento estendido até às 20h, de segunda a sexta-feira.
Veja onde haverá vacinação noturna em BH
UFMG: Avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia. Funcionamento das 12h às 20h.
Faculdade Pitágoras: Rua dos Timbiras, 1.375 – Funcionários. Funcionamento das 8h às 20h.
UNA-BH: Rua Aimorés, 1.451 – Lourdes. Funcionamento das 8h às 20h.
Faminas- BH: Avenida Cristiano Machado, 12.001 – Vila Clóris. Funcionamento das 8h às 20h.
No início desta semana, a Prefeitura divulgou que a aplicação da vacina em pessoas com mais de 60 anos será realizada a partir desta segunda-feira, dia 3, e vai até dia 31 de maio.
A Prefeitura de Belo Horizonte está aguardando a chegada de mais um lote de vacinas. A expectativa é que a campanha seja ampliada e um novo público alvo passe a ser vacinado. Dessa vez, o foco será imunizar pessoas com comorbidades. A ordem de prioridade e outras prescrições já foram definidas pela Prefeitura, mas ainda não há previsão para o começo da vacinação desse público.
No cronograma de vacinação de BH desta semana, a Prefeitura ampliou a vacinação das vacinas contra a Covid-19 para pessoas de 61 a 62 anos, completos até 30 de abril. A distribuição para esse público começou no dia 5 de abril e vai até 8 de abril, quinta-feira. Confira as datas de vacinação para cada idade:
62 anos: terça-feira (20/04) e quarta-feira (21/04).
61 anos: quinta-feira (22/04) e sexta-feira (23/04).
Pessoas com 63 anos que tenham mobilidade reduzida ou sejam acamadas, devem solicitar a vacinação em domicílio através de formulário de cadastro.
No cronograma de vacinação de BH desta semana, a Prefeitura ampliou a vacinação das vacinas contra a Covid-19 para pessoas de 61 a 62 anos, completos até 30 de abril. A distribuição para esse público começou no dia 5 de abril e vai até 8 de abril, quinta-feira. Confira as datas de vacinação para cada idade:
67 anos: a partir de 5 de abril, segunda-feira.
66 anos: a partir de 6 de abril, terça-feira
65 anos: dias 7 e 8 de abril, quarta e quinta-feira.
A vacinação está sendo feita nos 152 centros de saúde, nos oito postos extras e nos quatro locais drive-thru, criados especialmente para desobstruir o fluxo de pessoas nos espaços convencionais e acelerar o processo de imunização em BH. Confira os horários de funcionamento de cada um dos locais de vacinação:
Centros de Saúde: 7h30 às 16h30
Postos Extras: 7h30 às 16h30
Drive-Thru: 8h às 16h30
Vale lembrar que para receber as doses da vacina em qualquer um desses postos, a pessoa a ser vacinada deve estar com identidade, CPF e comprovante de residência em mãos.
O calendário de vacinação em BH começou no dia 19 de janeiro. Desde então, novas doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca estão sendo liberadas de acordo com a faixas etárias dos grupos prioritários, os quais se enquadram idosos; profissionais e moradores de de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Serviço Residencial Terapêutico (SRT); além dos trabalhadores da área da saúde.
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde de 19 de abril que chegaram 13 mil doses de vacinas à BH, as quais serão destinadas aos profissionais da saúde que ainda não foram vacinados. Os quais incluem os trabalhadores da segurança: guarda municipal, corpo de bombeiro, polícia militar e polícia civil.
Buritis
Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairroBelo Horizonte
Qual é o bairro mais populoso de BH? Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos