Acessibilidade
A+ A-
Gastronomia Belo Horizonte

Restaurantes ao ar livre em BH: 9 locais para conhecer no verão!

Restaurantes ao ar livre em BH: 9 locais para conhecer no verão!

Os restaurantes ao ar livre em BH têm sido muito visados pelos belorizontinos, sobretudo para aqueles que querem se divertir em ambientes mais arejados durante o verão. Nesta lista você vai encontrar desde rooftop até locais que lembram o ar das fazendas de Minas. Vem ver!

Conheça 9 restaurantes ao ar livre em BH

  • Madero e Jerônimo Buritis;
  • Restaurante Chalé da Mata;
  • Recanto Buritis;
  • Kanpai;
  • Xapuri;
  • Outland;
  • O Italiano;
  • Anella;
  • Redentor bar.

Com a chegada dos dias quentes de verão, os lugares para almoçar em BH ao ar livre têm se tornado preferência para quem gosta de experimentar diferentes cardápios, em locais mais arejados e, quem sabe, até mesmo mais próximos da natureza.

Em Belo Horizonte, você encontra restaurantes ao ar livre em diversos formatos: jardins, varandas, decks de madeira, rooftops mais descolados e, até mesmo, ambientes que remontam às fazendas do interior de Minas Gerais. 

Mas é claro que, além de oferecer ótimo espaço para você desfrutar da companhia dos amigos e familiares em espaços mais arejados, os restaurantes ao ar livre de BH também contam com cardápios bem diversos! Como você pôde conferir na lista, separamos espaços que servem de comida mineira à japonesa. 

Agora que você já sabe quais são os restaurantes ao ar livre em Belo Horizonte mais buscados para quem quer aproveitar almoços ou jantares em mesas que garantem ventinho no rosto e mais ar para respirar, é hora de entender quais as opções gastronômicas e a estrutura que cada um desses espaços oferece. Vamos lá!

Madero e Jerônimo no Buritis

Em 2021, o Grupo Madero inaugurou no bairro Buritis um complexo gastronômico que conta com dois restaurantes criados por Junior Durski: o Madero Container e o Jerônimo Track. O espaço, justamente por concentrar duas unidades gastronômicas diferentes, oferece uma área de convivência comum para ambos, a qual concentra uma série de mesas externas e, para completar, conta com um paisagismo de tirar o fôlego. 

O Madero e Jerônimo, no bairro Buritis, são ótimas opções de restaurantes ao ar livre em BH porque lembram um pequeno boulevard. Mas não se preocupe com os dias muito quentes, porque todas as mesas contam com sombreiros, os quais servem como ótimo abrigo para o sol.

Quanto à gastronomia, os restaurantes do Grupo Madero dão um verdadeiro show de sabor e qualidade. Os dois restaurantes inaugurados no bairro Buritis oferecem propostas diferentes entre si, o que significa que o espaço gastronômico é capaz de agradar diferentes públicos. 

Madero no Buritis

O Madero Container oferece uma pegada mais tradicional. O lugar é conhecido pelo seu hambúrguer artesanal, cujas principais características são a carne grelhada e mais alta, o pão de sal crocante e a batata frita rústica. O tom mais sóbrio e sofisticado pode ser percebido até mesmo na decoração e no atendimento mais individualizado, por meio dos garçons.

Jerônimo no Buritis

Já o Jerônimo Track foi pensado para um público mais jovem. Esse é um fator que pode ser percebido pela decoração do espaço, que privilegia grafites e tons mais coloridos, mas que também pode ser notado pelo modelo de atendimento adotado pelo restaurante, o qual utiliza totens automáticos para realizar pedidos e pagamentos. Quanto à gastronomia, o Jerônimo é conhecido por seu smash burguer – já que seu blend é preparado em chapas.

Endereço do Jerônimo e Madero: Av. Professor Mário Werneck, 1080 – Estoril

Funcionamento do Jerônimo e Madero: de segunda a sexta, das 11h às 23h. Sábado e domingo, das 11h às 00h.

Chalé da Mata

O restaurante Chalé da Mata é mais um dos restaurantes ao ar livre em BH que dão um show quando o assunto é área externa. Mas não é qualquer tipo de área externa, viu? O restaurante traz os ares das fazendas do interior de Minas para dentro de um dos espaços mais urbanos de Belo Horizonte, e um dos segredos para trazer essa sensação é a presença da natureza dentro do espaço. 

O Chalé da Mata conta com mesas externas em uma área que fica bem ao fundo do restaurante. Este espaço fica ao lado de um dos principais atrativos do lugar: um pequeno riacho que corre livremente. Por lá, é possível almoçar ou jantar ouvindo o barulho da correnteza e dos passarinhos. É de tirar o fôlego, não é mesmo? 

E por falar em almoçar, vale lembrar que o restaurante Chalé da Mata é conhecido por sua culinária tradicionalmente mineira. Por meio do modelo self service, o  lugar oferece um buffet que conta com saladas, pratos quentes e sobremesas.

Endereço do Chalé da Mata:  Av. Eng. Carlos Goulart, 1123 – Buritis

Funcionamento do Chalé da Mata: de segunda a sexta, das 11h às 15h. Sábado e domingo das 11h às 17h30.

Recanto Buritis

O Recanto Buritis já se tornou um enorme ganho para o lazer do bairro Buritis. O espaço inaugurou timidamente oferecendo petiscos e pratos típicos aos finais de semana e, em menos de um ano de funcionamento, já tem feito o maior sucesso entre o público que procura um ambiente mais familiar. 

O espaço é super amplo e repleto de possibilidades para quem procurar restaurantes ao ar livre em Belo Horizonte! O pátio, protegido por uma tenda de circo colorida, foi palco para diversos ensaios de bloquinhos de rua, durante o período pré-carnaval. 

Além disso, o Recanto Buritis oferece um verdadeiro paraíso para os pequenos, com direito a brincadeiras com os pés na areia, casinha de madeira, obstáculos, gangorra e escorregador. Em datas especiais, como o Dia das Crianças, o restaurante oferece oficinas e dinâmicas.

As mesas e cadeiras foram organizadas em diferentes pavimentos. Você vai encontrar lugares na varanda, debaixo da tenda colorida ou nos sombreiros, que remetem ao clima de praia. Vale a pena conhecer!

Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 515 – Buritis

Funcionamento: quinta, das 19h à 00h. Sábado e domingo, das 11h30 às 18h.

Xapuri

Já que acabamos de falar sobre a gastronomia mineira e o clima de fazenda, aqui vai mais uma dica de restaurante ao ar livre em BH que sabe oferecer essas duas coisas muito bem. O Xapuri é premiado por seus tradicionais pratos da culinária de Minas. Por lá, é possível encontrar comida feita em fogão a lenha, como manda a tradição. 

Justamente por se inspirar no interior de Minas Gerais, o Xapuri oferece uma grande área externa, onde os visitantes podem se sentir bem perto da natureza. O local é repleto de árvores, e bem próximo delas é possível encontrar grandes mesas de madeira rústica, as quais acomodam de quatro a seis pessoas. 

Mas a parte aberta do restaurante reserva mais do que isso. Além das mesas externas do Xapuri, o espaço conta também com uma série de atividades ao ar livre, famosas por divertir crianças e adultos. Veja o que é possível encontrar na área externa do local gastronômico:

  • Passeio de charrete;
  • Passeio à cavalo;
  • Playground kids.

Endereço do Xapuri:  Rua Mandacarú, 260 – Trevo

Funcionamento do Xapuri: de terça a sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.

O Italiano

Como o nome já diz, O Italiano é um restaurante conhecido por trazer as raízes da Itália para dentro de Belo Horizonte. O espaço fica localizado em uma charmosa casa no bairro Olhos D’água e conta com uma decoração que mistura os estilos rústico e industrial em perfeita harmonia, algo que faz dele um restaurante com mesas ao ar livre bastante visado no verão. 

Por falar em harmonia, não poderíamos deixar de destacar o belo jardim que a casa mantém. Neste espaço aberto, ficam concentradas as mesas externas do Italiano. O restaurante oferece um contato bem próximo com a natureza, já que possui uma majestosa árvore central e um paisagismo ao redor das mesas de tirar o fôlego. O espaço é realmente tão harmônico que acaba se tornando um ótimo pano de fundo das fotos para as redes sociais.

Como não poderia ser diferente, a gastronomia italiana marca presença no cardápio. Por lá, você pode aproveitar diversas opções de massas, carnes, peixes e frutos do mar. Além disso, também é possível desfrutar de entradas muito famosas dentre os restaurantes italianos: bruschetta e arancini (o clássico bolinho de risoto). 

Endereço O Italiano: Rua São Vicente, 155 – Olhos D’água.

Funcionamento O Italiano

  • Segunda: fechado
  • Terça-feira a quinta: 18h às 23h
  • Sexta-feira: 12h às 15h30 e 18h às 23h
  • Sábado: 12h às 16h30 e 19h às 22h
  • Domingo: 11h30 às 17h

Kanpai

Aqui vai uma dica para quem gosta da culinária oriental. O Kanpai é um restaurante de comida japonesa conhecido por seu conceito moderno. Ao contrário dos outros estabelecimentos que também trabalham com esse modelo de culinária e gostam de privilegiar as tradições orientais, o Kanpai mistura a gastronomia japonesa com o jeito de comer brasileiro. 

Neste restaurante japonês, as palavras de ordem são informalidade, conforto e modernidade. Todos esses conceitos podem ser percebidos já na entrada do estabelecimento. O Kanpai conta com uma grande varanda, onde as mesas externas são posicionadas em meio à decoração que privilegia cor e área verde.

O cardápio do Kanpai chama atenção por sua variedade de pratos, já que conta com mais de cem diferentes opções. Além disso, os vegetarianos também são bem servidos. Por lá, é possível encontrar o maki de palmito, harumaki de legumes e outros pratos que excluem o uso de frutos do mar. 

Um dos diferenciais mais modernos do Kanpai é o seu cardápio eletrônico. Por meio de um tablet você pode conferir todos os pratos disponíveis e fazer seu pedido, o qual é direcionado automaticamente para a cozinha. Mas isso não significa que o restaurante dispensa a presença dos garçons. Os profissionais prestam assistência a todo momento!

Endereço Kanpai: Rua Pium-Í, 1122 – Cruzeiro

Funcionamento Kanpai: de segunda a sexta, das 18h às 22h. Sábado e domingo, das 12h às 16h e 18h às 22h.

Outland

Natureza, gastronomia e música. Esses são os três principais atrativos do Outland. O espaço é um dos maiores restaurantes a céu aberto de Belo Horizonte. Além das mesas em ambientes externos, nesse restaurante com mesas ao ar livre em BH é possível ver os pratos sendo feitos em uma cozinha aberta.

A proposta do Outland mistura um pouquinho de tudo: conversas, dança e ótima gastronomia. Por isso, o espaço atrai pessoas de todas as idades, interessadas em se divertir e relaxar. Para isso, o estabelecimento foi montado em um rooftop, onde mesas, cadeiras e grandes sofás são posicionados ao ar livre.

Toda a infraestrutura aberta do Outland permite que você possa desfrutar de um cardápio muito bem planejado, ao mesmo tempo em que aprecia um belo pôr do sol. As opções gastronômicas do espaço são assinadas pelo chef Massimo, o qual mistura entradas, parrilla de carnes nobres, estação de frutos do mar e charcutaria. Tudo isso montado com ingredientes de pequenos produtores ao redor do Brasil.

Endereço Outland: Rodovia Br 356, km 7,5, s/n Olhos D`Água

Funcionamento Outland: quinta-feira, das 18h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 23h. Domingo, das 12h às 20h. 

Anella

Comida italiana e um clima para lá de romântico. Este é o Anella! O restaurante é um dos espaços mais tradicionais de BH, quando o assunto é culinária italiana. Por lá, você encontra mesas na área interna e externa. Quem escolher se sentar do lado de fora vai encontrar um belo espaço ao ar livre, com sombreiros e espaço verde. 

O Anella é bastante espaçoso, já que conta com mais de 1,8 mil metros quadrados. Isso significa que o restaurante é perfeito para reuniões e almoços comemorativos. Aliás, é possível até mesmo alugar o espaço para realização de festas.

No cardápio, as massas são o sucesso da casa! E tudo é feito de forma artesanal. Do molho de tomate às massas. Aliás, eles contam com uma pequena delicatessen, onde você pode comprar alguns ingredientes preparados dentro do restaurante!

Endereço:  Av. Min. Guilhermino de Oliveira, 325 – Santa Amélia.

Funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h e 18h às 23h. Sábado, das 12h à 00h. Domingo, das 12h às 22h.

Redentor bar

Se você gosta de petisco, chopp gelado e jogar conversa fora, essa dica é para você! O Redentor é um tradicional barzinho da região central de BH. Já teve mais de uma unidade espalhadas pela cidade, mas o Redentor da Savassi sempre foi um dos preferidos da turma boêmia.

O Redentor é famoso por seus chopps variados, são mais de dez opções de preparações artesanais para você experimentar. No cardápio os sucessos ficam por conta do self service na hora do almoço e dos petiscos para acompanhar a cervejinha. Não deixe de experimentar o bolinho cervejeiro, uma mistura linguiça de pernil moída, malte, temperada com especiarias e recheada com queijo minas. 

O Redentor fica localizado em uma famosa esquina da Savassi. Basta se aproximar para avistar dezenas de mesas e cadeiras organizadas na calçada que circunda o bar!

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 500 – Savassi.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 11h à 00h. 

A essa altura já deu para decidir qual desses restaurantes ao ar livre em BH você quer visitar primeiro ou ficou com ainda mais dúvida diante de tantas opções boas? Pois aqui vai mais uma dica: como separamos opções tão diferentes entre si, vale a pena conhecer cada uma delas. Que tal incrementar o tour gastronômico por Belo Horizonte e conhecer os principais restaurantes veganos da cidade? Boa leitura!

Dúvidas sobre o Buritis?

Cadastre-se na área do morador para ver dicas úteis sobre o bairro e participar de discussões
Me cadastrar!

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.