Você está se perguntando o que fazer em BH no domingo? Pois senta que lá vem opções! A capital mineira não tem praia, mas está repleta de passeios gratuitos e pagos para pessoas de todas as idades se divertirem e saírem daquele famoso tédio que bate nesse dia da semana. Vem ver!
Passeios gastronômicos, estar perto da natureza, ou realizar alguma atividade esportiva ou radical? Seja lá qual for o seu tipo de programa favorito, saiba que Belo Horizonte tem uma opção certa para você que está procurando algo para fechar o final de semana com chave de ouro!
Na lista acima, separamos dicas de passeios que envolvem todo tipo de entretenimento. Tem dica para quem não dispensa um almoço em família no domingo, para quem gosta de tomar um vinho, para os amantes de atividades mais culturais e para os que gostam de bater perna e fazer compras. E o melhor é que a maioria dos passeios para se fazer em BH no domingo são gratuitos ou envolvem baixo custo. Vem ver!
Não há nenhum passeio mais tradicional em BH do que acordar cedo no domingo para bater perna na Feira Hippie e almoçar pastel ou medalhão na praça de alimentação do espaço! A feira, que acontece tradicionalmente aos domingos, já é quase um patrimônio para os belorizontinos, por isso, não poderia ficar fora da lista!
Na Feira Hippie é possível encontrar um pouquinho de tudo. Tem sapato, roupa, brinco, quadro, mesa, cadeira, cortina, pastel, espetinho e música! Tudo isso junto e misturado em um lugar só. Ao todo, são mais de 1300 barracas, divididas entre roupas, acessórios, decoração e gastronomia.
Para melhorar, é possível completar o passeio dando uma descansada dentro do Parque Municipal, espaço que também abre aos domingos. A Feira Hippie e o Parque Américo Renné Giannetti convivem juntos aos domingos na Av. Afonso Pena. Para ir de um lugar para o outro, basta um pulinho!
Endereço: Av. Afonso Pena, 1132 – Centro.
Funcionamento: domingo, de 7h às 14h.
Gosta de samba? Então esse é o passeio de domingo perfeito! A Feira do Mineirinho também é um ícone para aqueles que procuram por produtos artesanais e gastronomia. Ela também funciona em outros dias da semana, mas o movimento mesmo acontece aos domingos!
Aliás, na Feira do Mineirinho o domingo começa cedo! Os mais de 400 expositores chegam ao espaço logo pela manhã. Já durante a tarde e à noite é hora dos shows. Normalmente, o local realiza apresentações de samba e pagode, as quais comportam mais de 2 mil pessoas sentadas.
Uma boa ideia para deixar o passeio ainda mais completo é tirar um tempinho para dar uma volta na Orla da Pampulha. Afinal, esse ponto turístico fica há poucos metros do Mineirinho.
Endereço: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000 – São Luís.
Funcionamento: domingo, das 8h às 18h.
Almoço de domingo é sinônimo de crianças correndo pela casa, fazendo muita bagunça em torno da mesa cheia? E se você não estiver muito a fim de ir para a cozinha e quiser desfrutar de um espaço com cardápio completíssimo e com opções suficientes para distrair os pequenos? Esse espaço é o Recanto Buri!
Ele é ideal para quem gosta de restaurantes com áreas abertas, mesas ao ar livre, onde a luz do sol entra sem pedir licença. Por isso mesmo o espaço acaba se tornando uma ótima opção para se aproveitar boa gastronomia e bebida gelada com a família, durante o verão. Além disso, por ser bastante amplo, o Recanto Buri sempre recebe eventos musicais, como ensaios de blocos de carnaval. É uma festa garantida!
Endereço: Av. Mário Werneck, 515 – Buritis.
Funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 14h30. Sábado e domingo, das 11h30 às 18h.
O Chalé da Mata é um dos restaurantes mais tradicionais do bairro Buritis. Localizado no lado Oeste de BH, ele surgiu na época em que o bairro era formado por árvores e nascentes. Por isso, ainda hoje mantém um pedacinho de natureza viva dentro de seu espaço.
Aliás, esse é um de seus grandes diferenciais! O Chalé da Mata fica em um espaço bem arborizado, onde é possível encontrar até mesmo um pequeno riacho aos fundos, o qual pode ser atravessado por uma ponte. O restaurante é um verdadeiro refúgio verde em meio à urbanização de BH!
O restaurante Chalé da Mata é referência no ramo da tradicional culinária mineira, mas não são só os pratos do Chalé da Mata que remetem à Minas Gerais e à fazenda. A vasta área verde e a decoração rústica do local também oferecem a sensação de que os clientes estão em um verdadeiro sítio. Ah! Vale lembrar que o espaço conta até mesmo com playground kids.
Aos domingos, o forte do Chalé da Mata é o almoço self service. Por lá, é possível encontrar variedade de saladas, massas e pratos famosos na culinária mineira, como frango ao molho pardo, galinhada e galinha caipira.
Endereço: Av. Engenheiro Carlos Goulart, 1123 Buritis.
Funcionamento: Domingo, das 11h às 17h.
Vinho, conversa boa e mesinhas na calçada. Esse é o clima do La Vinícola Winebar! O espaço gastronômico fica em uma das avenidas mais queridas do bairro Buritis, a Av. Henrique Badaró Portugal, um local bastante frequentado por quem quer passear com o pet, levar os filhos para brincar, fazer uma caminhada ou, é claro, comer!
O La Vinícola funciona como winebar. Por lá, não tem essa de comprar uma garrafa de vinho e acabar tomando somente duas taças. Você só paga por aquilo que vai consumir! O espaço conta com diversos rótulos, nacionais e internacionais. Então pode ter certeza que você vai encontrar o seu gosto no La Vinícola.
Além disso, o La Vinícola possui uma pegada de gastrobar. Por isso, você vai encontrar um cardápio com pratos que caem muito bem para a hora do almoço. É possível encontrar iguarias que harmonizam bem com vinhos, como risotos, massas e carnes.
Para completar, a hora de almoço no La Vinícola Buritis não tem hora para acabar. O espaço funciona em um horário bem flexível e fecha somente às 18h aos domingos.
Endereço: Av. Henrique Badaró Portugal, 143 – Buritis.
Funcionamento: domingos, das 12h às 18h.
Quem pensa que o estádio Mineirão, também conhecido como “Gigante da Pampulha”, serve apenas como palco de jogos de futebol está bem enganado. Além dos campeonatos esportivos, o espaço tem virado um verdadeiro ponto de lazer para os que gostam de aventura e esporte. Então, por que não passar uma tarde de verão ao ar livre por lá?
Nos finais de semana em que o estádio não recebe campeonatos ou eventos, as portas da Esplanada do Mineirão são abertas para as famílias. Os 80 mil m² são ocupados por crianças andando de bicicleta, skate, patins e patinete. Para melhorar, o local ainda conta com banheiros e lojas para locação de bikes.
Ah! É claro que não poderíamos deixar de falar sobre o pôr do sol visto de lá. O céu é coberto por várias cores e a vista serve como um papel de parede incrível para as fotos.
Endereço: Av. Presidente Carlos Luz – São Luiz.
O Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho é a terceira maior área verde de Belo Horizonte. Localizado no bairro Buritis, ele acaba sendo uma ótima opção de lugar para aproveitar o domingo em BH com a família toda, já que seus 600 mil m² oferecem atrações para todas as idades. Veja abaixo o que você encontra por lá:
Para completar, o espaço conta com espaços perfeitos para fazer um piquenique na grama, já que o gramado é bastante extenso, completamente plano. Para melhorar, possui áreas abertas e locais à sombra das árvores.
Vale lembrar que, por se tratar de um parque localizado dentro do Buritis, um bairro bastante residencial, o espaço não fica lotado como os parques localizados na região central de Belo Horizonte. Vale super à pena para quem busca
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis.
Se você está em busca do que fazer em BH no domingo à tarde, aqui vai uma opção para quem gosta de colocar o corpo em movimento ao ar livre. A Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões postais da cidade, mas não são somente os turistas que conseguem desfrutar do espaço.
Ao redor da lagoa você tem acesso a uma orla, que passa constantemente por reformas. Por lá tem espaço destinado a pedestres, para quem quer caminhar ou correr tendo como paisagem a belíssima lagoa, e uma área especialmente reservada para ciclistas, para quem gosta de pedalar!
“Ótima ideia, mas não tenho bike…”. Se você pensou isso, não se preocupe! Ao redor da orla você vai encontrar uma série de lojas que realizam locação de bicicletas e triciclos, este último comporta até dois adultos e duas crianças pequenas.
Durante a semana, a Praça da Liberdade é tomada por moradores fazendo suas caminhadas, estudantes que vão para a praça no intervalo da aula e funcionários da região que procuram o espaço para descansar no horário do almoço. Já aos domingos, o espaço vira ponto de encontro para pessoas de todos os cantos de Belo Horizonte.
A Praça da Liberdade é mais do que um ponto turístico, ao redor dela estão centros culturais e museus que fazem parte de um circuito cultural super completo. Tem teatro, música, exposição, observatório e oficinas para todas as idades! E a boa notícia é que a maioria dos espaços de cultura que fazem parte do circuito também abrem aos domingos à noite!
Veja os principais espaços do Circuito Cultural da Praça da Liberdade
Endereço: Praça da Liberdade
Funcionamento: cada espaço possui um horário de funcionamento.
Se para você, domingo é dia de assistir filmes com os amigos ou a família, veja só essa dica! O Cine Santa Tereza é um dos poucos cinemas de rua que ainda resistem em Belo Horizonte. Hoje, ele é administrado pela Prefeitura da cidade, por esse motivo, todos os eventos promovidos por lá têm entrada gratuita. Basta retirar os ingressos no site da Prefeitura.
A programação de filmes do Cine Santa Tereza privilegia curtas e longas metragens de cinema independente. Além disso, é possível conferir tanto obras nacionais, quanto internacionais. As crianças podem contar com uma agenda especial, repleta de filmes infantis. Para completar, o espaço também realiza oficinas e outros tipos de evento dentro de suas dependências.
O horário de funcionamento do Cine Santê é bem flexível. Aos domingos é possível encontrar sessões à tarde e à noite. A programação das obras em cartaz podem ser conferidas dentro do site da Prefeitura.
Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Funcionamento: Domingo, das 16h às 19h30.
Em 2022 o bairro Buritis recebeu a segunda maior unidade de boliche de BH e de Minas Gerais. Trata-se da unidade Buritis do Bolixe, a empresa pioneira em oferecer esse jogo aos belorizontinos. O espaço foi instalado dentro do maior centro comercial do bairro Buritis, o Shopping Paragem.
O boliche do Buritis oferece 15 pistas profissionais para o jogo, espaço kids, cardápio de drinks e petiscos, além de área para eventos. Além de ser uma opção ótima para ir com a família e com os amigos por se tratar de um jogo bem democrático, a unidade funciona em horário estendido! No geral, o espaço fica aberto na maior parte da semana até às 2h da manhã.
Ah! A melhor parte é que o boliche oferece combos e condições especiais super legais. Tem como adquirir rodadas de jogo, tábua de petiscos e bebidas por um preço mais em conta. As promoções para aniversariantes também fazem sucesso!
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 1360 – Buritis.
Funcionamento: segunda a quinta, das 15h à 1h. Sexta, das 15h às 2h. Sábado, das 12h às 2h. Domingo das 12h à 1h.
O que achou de conhecer algumas opções do que fazer em BH no domingo? Esperamos que a essa altura você esteja com ainda mais vontade de experimentar todas as atrações que a capital mineira oferece no final de semana. Ah! Mas se você é fã da gastronomia mineira, aproveite para seguir a leitura e conferir 6 locais para almoçar em BH. Aproveite a leitura!
Buritis
Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairroBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill