A coleta seletiva em BH é um processo que começa na separação de materiais orgânicos e recicláveis dentro das casas dos moradores, passa pelo recolhimento desses resíduos pelos caminhões de coleta seletiva de Belo Horizonte e termina com o direcionamento desses elementos às cooperativas de reciclagem.
Uma vez entregue às cooperativas, os materiais descartados pelos moradores na coleta são ressignificados e tornam-se matéria prima para a reciclagem. Processo no qual o lixo é ressignificado e transformado novamente em matéria prima ou em um novo produto.
Belo Horizonte conta com esse serviço de recolhimento de resíduos desde 2007. De lá pra cá, mais bairros começaram a ser atendidos. Sendo que hoje, eles ultrapassam a marca de 40 bairros com serviço de coleta seletiva.
A cidade de Belo Horizonte é amparada por duas modalidades de coleta seletiva: “porta a porta” e “ponto a ponto”, ambas organizadas pela Prefeiturtra de BH.
Esses sistemas de coleta abrangem todas as nove regionais de Belo Horizonte: Barreneiro, Centro-sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Contudo, nem todos os bairros que compõem as regionais são atendidos pelo serviço.
Hoje, 47 bairros de Belo Horizonte são atendidos pela coleta seletiva porta a porta. Enquanto mais de 60 pontos verdes (postos de coleta fixos) estão espalhados por toda a cidade. Mas já existe um plano para ampliar a quantidade de postos fixos na cidade.
Na coleta seletiva porta a porta, os resíduos recicláveis são separados, higienizados e colocados no passeio de casa, de preferência em sacos transparentes.
A coleta seletiva tem caminhões de recolhimento próprio. Eles são bem menores do que aqueles que recolhem resíduos orgânicos, mas ambos estão sob a administração da Superintendência de Limpeza Urbana de BH (SLU).
Esses caminhões passam pelas ruas, identificam os sacos com resíduos recicláveis e os recolhem. Por isso a importância de descartar os materiais em sacos transparentes. Eles ajudam na visualização do material que está dentro da sacola, evitando que a equipe de limpeza recolha lixo orgânico.
Mas você deve estar se perguntando como saber se o serviço de coleta seletiva em BH passa no seu bairro, né? Não se preocupe! Nós preparamos uma lista com todos os bairros atendidos atualmente, de acordo com a região.
A coleta seletiva em BH ponto a ponto funciona de uma maneira diferente. Ao invés de recolher os materiais nas ruas dos bairros atendidos, os caminhões coletam esses resíduos em pontos específicos da cidade.
Se na modalidade porta a porta os moradores colocam o material reciclável em suas calçadas, para participar da coleta ponto a ponto os moradores devem levar seus resíduos até um dos mais de 60 postos de coleta, conhecidos como Ponto Verde.
Os Pontos Verdes são uma espécie de baú que servem para o depósito dos materiais recicláveis. Eles existem desde 2019 e vieram para substituir os antigos LEVs (Locais de Entrega Voluntária).
A dinâmica de entrega continua a mesma, a única diferença entre os LEVs e os Pontos Verde é que o segundo separa os materiais da seguinte forma: em um baú podem ser depositados metal, papel e plástico, e já no outro baú apenas o vidro pode ser acondicionado.
A SLU recomenda que os materiais devem estar limpos e secos, a fim de não atrair animais e não provocar mau cheiro.
Agora que você já conhece os pontos verdes, confira em nossa lista onde estão os postos de coleta mais próximos da sua casa:
Os materiais que podem ser descartados na coleta seletiva em BH são aqueles que podem ser reciclados, ou seja, transformados em outros produtos ou matérias primas. Confira:
Mas existem algumas recomendações básicas para aqueles moradores que já participam ou desejam começar a colaborar com a coleta seletiva em BH.
Antes de destinar seus resíduos para a coleta seletiva em Belo Horizonte, se atente a alguns processos que facilitam o manejo dos trabalhadores de cooperativas de reciclagem e mantém a manutenção dos pontos verdes e das lixeiras de rua e calçadas, onde são depositados os sacos de resíduos recicláveis para recolhimento da coleta porta a porta!
Logo no começo da pandemia, a coleta seletiva em BH foi paralisada, a fim de diminuir os riscos de contaminação por parte das equipes de coleta e reciclagem de resíduos.
Passados alguns meses, houve o retorno das atividades. Hoje, a coleta seletiva está funcionando normalmente em todas as regiões e bairros que já eram atendidos. Contudo, alguns cuidados são primordiais para que seja mantida a saúde dos funcionários envolvidos no serviço de coleta seletiva de BH.
Gostou de saber mais sobre a dinâmica da coleta seletiva em BH? Esperamos que agora suas dúvidas estejam resolvidas! Mas se tiver qualquer outra pergunta sobre esse assunto, nos procure nas redes sociais do Buritis Juntos!
Buritis
Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairroBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill