No Projeto Rodoanel BH, o começo das obras está previsto para fevereiro de 2023, contudo, o lançamento do edital foi adiado para o final de outubro. Além disso, como medida reparadora pelo desastre de Brumadinho, a mineradora Vale será responsável por bancar R$ 3,5 bilhões do custo total da obra.
“Solucionar definitivamente os gargalos do atual Anel Rodoviário de BH e a estruturação de um corredor logístico de alta relevância”. De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de MG (DER/MG), essa é a proposta do Rodoanel BH. Hoje, a região é uma das mais movimentadas da cidade, já que estabelece ligação entre Belo Horizonte e outras regiões do Brasil.
Porém, o congestionamento causado pelo alto fluxo de veículos não é o único gargalo do corredor com maior tráfego de veículos na região metropolitana. Segundo a Polícia Militar, de 2007 a 2016, o Anel Rodoviário registrou mais de 25.219 ocorrências envolvendo feridos. Por isso, uma das propostas do projeto Rodoanel BH é reduzir mais de 1000 acidentes por ano.
Como forma de viabilizar a obra bilionária, a Prefeitura de Belo Horizonte fechou um acordo com a mineradora Vale, empresa responsável pelo desastre que acabou com a morte de 270 pessoas, devido ao rompimento da Barragem do Córrego do Feijão.
A declaração prevê que 3,5 bilhões sejam custeados pela empresa de minério, como medida reparadora aos danos causados pelo desastre em Brumadinho. Os outros R$ 500 milhões serão custeados através de pedágio cobrado pela empresa que terá concessão da estrada, durante 30 anos.
Após o acordo bilionário assinado com a Vale, a Prefeitura de Belo Horizonte abriu uma consulta pública, a fim de colher sugestões e contribuições à minuta do edital que prevê o projeto da obra. A primeira consulta aconteceu em março de 2021, mas a previsão é de que sejam realizadas outras cinco reuniões para coletar proposições.
O edital completo do projeto será lançado apenas após os ajustes sugeridos pelas consultas. A previsão era de que a publicação fosse feita ainda no primeiro semestre de 2021. Contudo, a última consulta pública, finalizada em abril, apontou falta de maturidade técnica no projeto.
Por isso, a fim de aprofundar os estudos e realizar ajustes no projeto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) prorrogou o prazo de lançamento do edital. Agora, a publicação será divulgada apenas no 4° trimestre de 2021.
Caso queira acompanhar a minuta do edital, os estudos de traçado e pavimento e outros dados do projeto e das consultas podem ser conferidos através do site do Governo de Minas Gerais, na pasta de Programa de Concessões Rodoviárias do estado.
O projeto Rodoanel BH prevê a construção de um novo trecho de vias, cujo objetivo é desviar o fluxo de veículos de carga que passam pelo atual modelo do Anel Rodoviário diariamente. Para isso, o projeto prevê a construção de quatro alças que, juntas, totalizam novos 99,98 Km de asfalto:
Novas vias previstas no Projeto Rodoanel BH
Com a criação de quase 100 Km a mais de via, as consultas públicas apontaram algumas alternativas para mitigar os impactos ambientais que a obra pode causar. Dentre os danos que o projeto rodoanel BH pode gerar à fauna e flora de BH, o principal é a construção de uma parte da alça sul dentro do Parque Estadual do Rola Moça e da Serra da Calçada.
A Seinfra informou que o projeto foi pensado para minimizar ao máximo os danos ambientais, além de seguir as diretrizes ASG (ambiental, social e governança). Para isso, está prevista a construção de túneis e viadutos, a fim de minimizar os impactos à flora e fauna. Em entrevista ao Jornal Daqui BH, a Secretaria ainda afirmou que estudos estão sendo visados para diminuir os danos com a construção da alça sul.
“Os estudos aprofundados serão realizados durante a fase de licenciamento ambiental que está prevista para iniciar ainda neste ano”, afirma porta-voz da Seinfra.
Contudo, impactos positivos relacionados ao deslocamento também estão sendo visados pelo projeto do Rodoanel BH. Por facilitar o acesso a regiões metropolitanas e diminuir a quantidade de veículos de carga nas vias já existentes do Anel, é estimado que o tempo de deslocamento de Belo Horizonte para as cidades metropolitanas diminua.
Se hoje, uma pessoa gasta cerca de uma hora e meia para se locomover entre da RMBH até o centro da capital, o projeto prevê que esse deslocamento seja feito no máximo em 50 minutos. Uma melhoria significativa para aqueles que moram nas regiões metropolitanas e precisam se deslocar diariamente para trabalhar em BH.
Um cronograma de planejamento do Projeto Rodoanel de BH foi divulgado no início das consultas públicas. Nesse calendário inicial, a previsão era de que o começo das obras acontecesse em fevereiro de 2023, contudo, com a necessidade de revisão do projeto, o cronograma está sendo readaptado aos poucos.
Quando pronto, o Projeto Rodoanel BH promete ajudar a aliviar o fluxo de veículos no trecho do anel ao qual o bairro Buritis tem acesso atualmente. Mas até lá, você pode acompanhar todas as notícias da obra através das notícias do Portal Buritis Juntos. Aproveite para acompanhar mais dicas e novidades em nossas redes sociais!
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