As feiras em BH já fazem parte da cultura dos belorizontinos. Nelas, é possível encontrar todo tipo de trabalho artesanal, desde bijuterias, até a mais variada gastronomia. Hoje vamos te apresentar quatro opções de feirinhas de rua para visitar com a família ou os amigos no final de semana!
Diversidade é a palavra de ordem para as feiras em BH! Através delas, os visitantes encontram o trabalho de artesãos e pequenos produtores de todas as partes de Belo Horizonte e, por esse motivo, podem ser consideradas como uma atividade de valorização dos pequenos empreendedores de Belo Horizonte.
E quando falamos que é possível encontrar um pouquinho de tudo, é literalmente isso! Nas feiras de rua em BH você encontra barracas de frutas, flores, bijuterias, móveis, roupas, sapatos e praças de alimentação. Aliás, a gastronomia pode ser considerada uma atração à parte, já que muitos visitantes são atraídos pelas tradicionais comidas de feira. Afinal, passar nas barracas de feijão tropeiro e pastel frito é parada obrigatória, não é mesmo?
As feiras de Belo Horizonte são verdadeiros pontos de encontro, já que nelas se reúnem pessoas de todas as idades e de todas as regiões de Belo Horizonte. É uma atividade ideal para um dia de compras ou, simplesmente, se distrair e passear ao ar livre com os amigos e a família, já que algumas delas oferecem atividades de recreação infantil. Veja as feiras em BH que separamos para você conhecer:
4 Feiras em BH para você conhecer:
Agora que você já sabe quais são as principais feiras de BH, chegou a hora de conhecer mais detalhes sobre o que vai encontrar em cada uma delas e, assim, escolher qual delas vai visitar primeiro. Vamos lá?
Está planejando um passeio para a manhã de domingo? A Feira Hippie é o lugar certo! Ela acontece, tradicionalmente, nesse dia da semana, quando mais de 1400 barracas são montadas ao longo da Avenida Afonso Pena. Essa quantidade de feirantes faz da Feira Hippie o principal mercado ao livre de Belo Horizonte.
Mas o que muita gente não sabe, é que ela foi criada por um grupo de artesãos que se reuniam na Praça da Liberdade para expor seus produtos, ainda em 1969. Contudo, foi na década de 1990 que a feirinha ganhou os moldes de como a conhecemos hoje.
A Feira hippie é dividida em 11 setores de artesanato e três de alimentação. Ou seja, haja fôlego para passear por todas as barracas. Mas uma coisa é certa, o passeio vale à pena! Principalmente porque, ao final dele, você pode descansar nas sombras das árvores do
Parque Municipal, uma área verde que fica bem ao lado da feirinha.
O que tem na Feira Hippie BH?
A Feira Buritis é uma iniciativa da própria comunidade de moradores do bairro. Ela foi criada através de um movimento de artesãos locais, que estavam em busca de um local adequado para expor seus produtos aos próprios vizinhos. Hoje em dia, a feirinha do Buritis ganhou maiores proporções e já atrai moradores de todos os bairros de Belo Horizonte.
Por ser de iniciativa da associação de moradores do bairro Buritis, em parceria com artesãos locais, a feira acontece em um espaço cedido pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Hoje, a Feira Buritis conta com mais de 40 barracas, nas quais são expostos os mais variados produtos: objetos de decoração para casa, bijuterias, alimentos para pets, peças de roupa e quadros.
Mas as atrações vão além! A Feira Buritis é uma ótima opção de lazer para se frequentar aos finais de semana com os pequenos, já que um dos espaços da feirinha é dedicado a eles. Lá acontecem atividades de recreação e oficinas, com monitores preparados para lidar com as crianças. Além disso, os pets são super bem-vindos! Quem quiser passear na feirinha com o cãozinho só precisa se atentar para o uso da guia.
O que tem na Feira Buritis?
Na Feira da Savassi, o final de semana já começa na quinta-feira! Esse é o dia da semana reservado para o acontecimento do evento. Dentre as demais feirinhas de rua de BH, essa possui uma particularidade. Enquanto a maioria acontece durante o dia, a Feirinha da Savassi é um mercado de gastronomia ao ar livre que começa às 17h e vai até às 21h30 da noite.
Além disso, o foco da Feirinha da Savassi é reunir expositores que oferecem produtos alimentícios, por isso, o evento reúne exclusivamente barracas de petiscos, doces, biscoitos e todos os tipos de bebidas. Tudo isso faz com que a Feira da Savassi BH se torne uma ótima opção para se encontrar com os amigos para um happy hour depois do trabalho.
O local é uma ótima opção para quem tem o dia a dia mais agitado e precisa ir às compras depois do trabalho. A Feirinha da Savassi também comercializa frutas, verduras e legumes frescos. Um verdadeiro achado!
O que tem na Feirinha da Savassi?
A Feira Buritis PBH é mais um dos mercados de rua situados dentro do bairro Buritis. Essa é uma das feirinhas organizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, cujo foco é oferecer produtos de artesanato e barracas de gastronomia. Ela acontece sempre aos sábados, bem perto de uma das avenidas mais movimentadas do Buritis.
Assim como todas as feirinhas organizadas pela Prefeitura de BH, a feira oferece a infraestrutura de banheiros e mesinhas para o público. Mas a melhor parte é que, ao menos uma vez ao mês, a Feira da PBH Buritis organiza sorteios de produtos em parceria com os comerciantes. Para concorrer aos prêmios, basta ficar de olho no Instagram da Feirinha!
A Feira da PBH Buritis é ideal para as famílias que querem aproveitar com tranquilidade um final de semana de compras ao ar livre, já que essa é uma daquelas feirinhas de bairro de menores proporções, com menos movimento e aglomerações.
O que tem na Feira da PBH Buritis?
Para aqueles que querem participar das feiras em BH como feirantes, temos uma boa notícia: a maioria das feirinhas de rua em Belo Horizonte são organizadas e regulamentadas pela Prefeitura da cidade. Isso significa que a população em geral pode participar e conseguir melhores oportunidades de renda.
As Feiras em BH que estão sob a tutela da Prefeitura são fruto de um programa de geração de renda e legalização de comércios populares. O Programa Jornada Produtiva é um projeto criado pela PBH, justamente, para regularizar a situação de trabalho de belorizontinos que comercializam produtos nas ruas da cidade.
Uma das iniciativas do Programa Jornada Produtiva são as feiras regionais, nas quais os feirantes podem pleitear um licenciamento. As vagas são abertas na medida em que novas feiras são criadas em Belo Horizonte, ou antigos expositores abrem mão de seu licenciamento. Veja o passo a passo de como participar do processo seletivo:
Passo a passo como participar das feiras em BH?
Agora que você já sabe mais detalhes sobre as principais feiras em BH, esperamos que tenha ficado mais fácil decidir qual delas vai visitar primeiro! Mas aqui vai uma dica: vale a pena visitar cada uma delas, afinal, os produtos artesanais fazem das feirinhas um espaço único. O que acha de complementar o passeio com uma visita às áreas verdes de Belo Horizonte? Acesse nosso artigo sobre Parques em BH e conheça 13 opções!
Buritis
Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairroBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill