Os parques em BH são um dos espaços de lazer mais famosos e procurados da cidade. Por lá, os visitantes fazem piquenique, andam de skate, praticam exercício físico ou simplesmente descansam à sombra das árvores. Vem conhecer os principais parques em BH com acesso gratuito!
Antigamente, Belo Horizonte era conhecida como “cidade jardim”. Agora, as paisagens mudaram e o apelido não tem a mesma força que já teve um dia, mas mesmo assim, diversas áreas verdes resistiram e permanecem por aqui.
Esses espaços foram dotados de infraestrutura de lazer e agora dão forma aos parques de BH. São ótimas opções para se aproveitar um dia de férias, folga ou final de semana nos lugares ao ar livre de BH.
Basta uma visitinha a esses espaços verdes para entender esse apelido. Ao todo, Belo Horizonte possui mais do que 70 parques distribuídos pela cidade. De pista de skate a tirolesa, além de oferecerem diversão para todas as idades, os parques em BH também proporcionam um contato bem próximo à natureza e são uma ótima opção de lazer para aproveitar com crianças em Belo Horizonte.
Agora que você já deu uma olhada em nossa lista de parques em BH, deve estar se perguntando: pode entrar com cachorro? Tem que agendar visita no site da Prefeitura? Será que tem brinquedos para as crianças? Para responder essa e outras dúvidas que podem ter surgido, nós separamos os principais detalhes sobre cada uma dessas áreas verdes. Vem ver!
A região oeste de Belo Horizonte hoje possui 63 bairros e cerca de doze espaços verdes, dentre esses, dez já são parques que combinam área verde preservada e infraestrutura de lazer. Confira alguns deles:
Quem conhece o Parque Aggeo consegue vislumbrar a fazenda a qual o espaço já fez parte um dia. Ele surgiu do processo de parcelamento de solo que criou o bairro Buritis. Hoje, é o segundo maior parque de BH e ainda possui características da época em que foi originado. O seu paisagismo mistura área verde e nascentes de água, que se juntam e formam o Córrego Ponte Queimada.
Mas se engana quem pensa que ele é rico apenas em áreas verdes. Quem visita esse parque em BH, pode se deparar com siriemas, preás e inúmeros pássaros. Aos amantes de atividade física, o que não falta no Parque Aggeo é infraestrutura para prática de esportes. O parque conta com pista de caminhada, quadra poliesportiva, brinquedos infantis e trilha ecológica. Se você está procurando um parque em BH onde se pode fazer um pouquinho de tudo, esse parque é o Aggeo Pio Sobrinho!
Funcionamento: terça-feira a domingo, de 8h às 18h.
Localização: Av. Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis
Esse é um dos parques em BH que despertam surpresas aos seus visitantes. Quem o conhece não imagina que um dia ele já foi um lixão a céu aberto. Nos anos 1980, o espaço se transformou em um horto, onde mudas de árvores eram plantadas para depois compor o paisagismo de Belo Horizonte. Foi assim que o parque começou a se formar e hoje virou local de lazer aos moradores do bairro Betânia e demais visitantes.
O Jacques Cousteau tem cerca de 335 mil m² de extensão, sendo que 80% dessa área é composta por vegetação. Mas se além de passear em meio a natureza você quiser praticar outras atividades, também pode! O parque possui uma infraestrutura de brinquedos, áreas de convivência e academia a céu aberto. Tem opção pra todo mundo!
Funcionamento: terça a domingo, de 7h às 18h
Localização: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia.
Foram os moradores do bairro Havaí que trabalharam para a criação do Parque do Conjunto Estrela Dalva. Ele foi construído por meio de orçamento participativo – quando a população decide o que será feito com o dinheiro público. Por esse motivo, ele é considerado uma conquista aos moradores da região. Seu grande destaque são seus jardins. Por lá, os ipês, azaleias, flamboyants e outras espécies da flora roubam a cena! Mas além disso, os seus 12 mil m² de extensão também comportam espaços para prática de atividades físicas, culturais e um belo playground.
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h
Localização: Rua Costa do Marfim, 400 – Bairro Estrela dalva
A regional Nordeste de Belo Horizonte é a segunda com maior quantidade de parques, perdendo apenas para a região Centro-sul de BH. Ao todo, são 16 espaços de lazer espalhados pelos bairros que formam a regional, e um deles é bastante recente. Veja:
Imagina ler um livro à sombra de uma árvore? O Parque Renato Azeredo oferece isso aos seus visitantes. O espaço conta com uma biblioteca comunitária criada por moradores em parceria com a Prefeitura. É só chegar e escolher um livro! Mas o lazer do parque não para por aí, lá também tem opções como mirantes, quadra poliesportiva, pista de caminhada, e espaços de convivência. Conhecido como refúgio verde pelos moradores do bairro Palmares, esse é um dos parques em BH com mais opções de lazer aos visitantes.
Funcionamento: Segunda a segunda, das 7h às 18h.
Localização: Av. José Cleto, entre os números 152 e 300 – Bairro Palmares.
Esse é um dos parques mais novos de Belo Horizonte. Foi inaugurado no início de 2019 pela Prefeitura e fica bem próximo aos bairros Paulo VI, Jardim Vitória, Vista do Sol, Acaiaca, Capitão Eduardo e Beira Linha. Com a abertura do parque, os moradores da região ganharam um local de lazer com cerca de 73 mil m², com mirante de 770 metros de altitude, pista de skate street, quadras de areia e poliesportivas, brinquedos, aparelhos de ginástica e pista de caminhada.
Uma de suas principais vantagens é a infraestrutura adaptada aos visitantes de baixa mobilidade. Além disso, o parque Real é para a família toda, até os pets! É permitida a entrada de animais domésticos de variados tamanhos, desde que estejam usando coleira.
Funcionamento: terça a domingo e feriado, das 7h às 18h
Localização: Rua Três Mil e Setenta e Quatro, 201 – Bairro Paulo VI
Mais conhecido como Parque do Cidade Nova, esse local de lazer é mais uma das conquistas da comunidade da região. Implantado em 1990, hoje o parque divide os seus 14 mil m² de extensão entre área verde – que ocupa cerca de 70% do espaço – e diversas opções de lazer, como brinquedos, teatro de arena e aparelhos de ginástica. Se você gosta de parar o tempinho para observar a natureza, conhecer esse parque em BH vale a pena, já que sua vegetação é uma mistura de espécies exóticas, plantas ornamentais e cerrado.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.
Localização: Rua Dep. Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022 – Bairro Cidade Nova.
A Região Norte de BH possui cerca de 124 áreas verdes, desse total, as maiores delas estão contidas dentro de parques municipais. Ao todo são três, juntos eles somam mais de 117 mil m² de espaço para recreação e lazer da comunidade da regional Norte. Confira alguns deles:
O parque Primeiro de Maio é mais um dos exemplos positivos de espaços de convivência reivindicados pela comunidade de Belo Horizonte. Antes de sua construção, o espaço estava sendo foco de acúmulo de lixo e ocupação desregular. Hoje, ele é um dos parques mais novos da região e consegue entregar aos visitantes uma infraestrutura que atrai eventos e outras manifestações culturais, por conta de sua arena e sala multimeios.
Mas além disso, também oferece pista de caminhada, mesa de jogos, brinquedos, equipamentos de ginástica. Quem o visita, garante diversão nos espaços de convivência e ainda consegue contemplar a natureza, já que, além de vasta área verde, o parque também conta com cinco nascentes visíveis.
Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h45.
Localização: rua Joana D’Arc, 190 – Primeiro de Maio
Impossível visitar o Parque Nossa Senhora da Piedade e não ficar encantado com o lago localizado logo na entrada. Não é permitido nadar, mas a contemplação é mais do que liberada. Esse é mais um dos espaços de lazer recuperados pela PBH graças ao apelo dos moradores e frequentadores da região.
Em 2008, os 58 mil m² que eram utilizados como depósito de lixo foram transformados em um espaço de lazer que agrada todas as idades. Aos mais animados, o espaço oferece uma trilha ecológica, pista de skate, brinquedos, quadras esportivas e academia ao ar livre. Aos menos agitados, os caramanchões e áreas verdes para contemplação são boas opções.
Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h45.
Localização: Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Bairro Aarão Reis.
Atualmente, a região centro-sul concentra a maior quantidade de parques em BH. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, essa regional de BH possui 19 espaços de lazer públicos para o proveito dos moradores.
O Julien Rien é mais um dos espaços que compõem o cordão de parques da região Centro-sul. Localizado no bairro Anchieta, o parque oferece opção de lazer aos mais radicais, como a pista de skate localizada dentro do espaço, mas também não deixa a desejar aos que preferem atividades mais tranquilas, como praticar ginástica nos equipamentos disponíveis e aproveitar as áreas de convivência.
Apesar de seu pequeno porte em relação aos parques mais conhecidos da cidade – cerca de 14.000m² de extensão – sua área verde ocupa cerca de 80% da área total. Além disso, o paisagismo é outro ponto forte do parque. Por isso, se seu plano é descansar à sombra das árvores ou fazer manobras de skate, o parque Julien Rien é o lugar certo!
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h
Localização: entrada pela Av. Francisco Deslandes ou entrada pela Av. Bandeirantes, 911, bairro Anchieta.
Esse é um dos parques mais recentes de BH. Criado em 2012, o objetivo dele é preservar e proteger a Serra do Curral, um dos patrimônios do Brasil. Ele é um dos maiores parques em BH, com cerca de 400.000 m² de extensão e mais de 1000 metros de altitude. Isso significa que o que não falta no parque é espaço para os mais diversos fins de lazer.
O destaque fica para as dez tirolesas instaladas ao longo do espaço, cujas trilhas para alcançá-las podem ser feitas sozinho(a) ou acompanhadas pelos guias do parque. No final, toda a caminhada é recompensada pela vista, de onde é possível ver outros pontos turísticos da cidade. Se diversão para você é caminhar e contemplar a natureza, o parque da Serra do Curral é perfeito para aproveitar um dia livre.
Funcionamento: terça a domingo, de 8h às 17h.
Localização: Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 – Mangabeiras
O Mangabeiras é o maior parque municipal de Belo Horizonte. Com 2,4 milhões de m², o parque é um dos mais completos da cidade, quando o assunto é lazer. Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque oferece recantos naturais, quadras de peteca, de tênis e poliesportivas, além de pista de skate, brinquedos para as crianças e atividades culturais para todas as idades.
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.
Localização: entrada pela Av. José do Patrocínio Pontes, 580. Entrada pela Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra e entrada pela Rua Caraça, 900, Bairro Serra.
Essa região de BH se destaca pela quantidade de áreas com vegetação preservada. Em sua maioria, eles ficam organizadas dentro de parques municipais, os quais vamos destacar abaixo:
O Parque Ecológico da Pampulha na verdade leva o nome de Francisco Lins do Rego. Ele é um dos parques mais extensos da capital, somando 300 mil m² de área verde. A paisagem é bastante privilegiada, porque o espaço fica localizado às margens da Lagoa da Pampulha. Por isso, a fauna e a flora estão presentes em qualquer direção que você olhar.
O Parque Ecológico da Pampulha não oferece infraestrutura de lazer, como brinquedos e quadras, mas o amplo espaço é bastante utilizado pelos visitantes para andar de bicicleta, fazer piquenique e soltar pipa. O que não dá pra negar é que os visitantes vão se sentir livres com tamanha área verde!
Funcionamento: terças, domingos e feriados, das 8h30 às 17h.
Localização: entrada pela Av. Otacílio Negrão de Lima, Portaria I, nº 6061 (Marco Zero), e entrada pela Portaria II, nº 7111 (Toca da Raposa) – Pampulha.
O nome desse parque é uma referência ao Córrego do Nado, uma lagoa que fica dentro do espaço e tem cerca de 22 mil m². Os patos e pequenas tartarugas que ficam em sua margem são atrações que agradam aos visitantes. Seus 300 mil m² de extensão combinam área verde, uma vasta estrutura para prática de esportes e até mesmo bibliotecas. Além de ser o pulmão dos bairros Itapoã e Planalto, o lugar também é referência para esportistas e famílias, já que possui sala multimeio, biblioteca pública, quadras poliesportivas, pista de skate e teatro de arena.
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h
Localização: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Bairro Itapoã
Esses são alguns dos mais de 70 parques em BH que estão disponíveis para visitação pública. Gostou das dicas? Agora é só escolher um deles e aproveitar o final de semana, as férias, ou a folga com a família ou amigos! Aproveite também para conhecer outros lugares ao ar livre em BH!
Para melhorar regular a quantidade de pessoas dentro dos parques de BH, durante a pandemia, a Prefeitura criou um sistema de agendamento, onde os interessados podem retirar os ingressos de visita através do site da prefeitura. O agendamento deve ser feito dois dias antes do dia da visita, que acontece de quinta a domingo.
Por conta da pandemia, a Prefeitura está regulando o acesso aos parques de BH, até então, apenas 9 desses espaços permanecem abertos. Veja quais são eles: Parque Municipal Roberto Burle Marx, Parque Municipal Renato Azeredo, Parque Ecológico da Pampulha, Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho, Parque da Serra do Curral, Parque das Mangabeiras, Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, Parque Municipal Jacques Costeau e Parque Nossa Senhora da Piedade.
Buritis
Restaurantes Duo Gourmet BH: 7 dicas pra conhecer no Buritis! Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis