Se o assunto é roda de samba em BH, você não perde por esperar! A cidade conta com barzinhos e casas de festas que organizam encontros frequentes para os amantes do bom e velho samba. A maior parte desses locais cobra um valor para entrada, enquanto outros montam a roda ali mesmo pela calçada e qualquer um pode chegar. Vem ver!
Bar com samba em BH: 4 opções para dançar e cantar
- Bar do Caca;
- Barracharia do Marão;
- Barracão Nossa Roda;
- Estação Santê.
“Eu sou o samba, sou natural aqui do Rio de Janeiro”, já dizia a letra de Jair Rodrigues! Mas isso não quer dizer que não exista roda de samba em BH, viu? A verdade é que é impossível falar de samba e não pensar em Brasil! Ele tem raízes fincadas junto à própria história do país. Afinal, além de ritmo, o samba também representa uma das mais fortes manifestações culturais de nosso povo!
Por isso, vamos reunir as rodas de samba em BH mais procuradas para quem gosta de tradição e grandes vozes como Cartola, Beth Carvalho, Pixinguinha e Ivone Lara. Mas se o contemporâneo também chama a sua atenção, não se preocupe! Vamos dar dicas de espaços que mesclam o melhor entre o raiz e o novo.
Agora que você já conferiu a lista com as principais rodas de samba em BH, é hora de entender todos os detalhes sobre os bares que realizam rodas de samba na capital mineira. Vem ver!
Bar do Caca
O Bar do Caca é um verdadeiro reduto do samba e da valorização da ancestralidade africana. O espaço fica localizado no bairro São Paulo, mas é tão tradicional que acaba atraindo pessoas de várias partes de Belo Horizonte.
Sabe aquele samba feito no quintal de casa? Esse é o clima que você vai encontrar no Bar do Caca. O espaço foi criado pela festeira família da matriarca Dona Bené, famosa benzedeira. Hoje, é o seu filho Cacá quem administra o espaço. Mas a verdade é que todos que frequentam o espaço mais parecem parte de uma mesma família!
O Bar do Caca tem agenda musical sempre ativa! Uma das principais vozes do espaço é da jovem cantora Adriana Araújo, figura de destaque na cena de Belo Horizonte. A Banda Simplicidade também costuma animar grandes festas por lá. Normalmente, os ingressos são vendidos previamente pelo Sympla!
Endereço: R. Andiroba, 20 – São Paulo.
Barracharia do Marão
Aqui é só chegar com samba no pé e seguindo o ritmo da música! A Barracharia do Marão é um barzinho bem raiz, localizado na famosa “ZN”. Por lá, as rodas de samba acontecem aos domingos, na própria calçada do bar. A turma vai chegando e se acomodando ao redor dos músicos, sem se preocupar com ingresso ou lugar reservado. Quando você se dá conta, já está todo mundo envolvido na cantoria.
A calçada da Borracharia do Marão conta com a apresentação de três grupos de samba tradicionais: Heranças dos Ancestrais, Valdir Gomes e Vai Sambar. Sempre aos domingos, um dos grupos toma o palco, enquanto ocasionalmente artistas convidados também se juntam à festa.
Por se tratar de um boteco mineiro, o samba é regado a cerveja gelada e petiscos à altura. Os mais famosos por lá são as porções de jiló e torresmo empanados e feijão branco com dobradinha.
Endereço: Rua José Clemente, 505 – Floramar.
Barracão Nossa Roda
Se você gosta de samba raiz e sabe reconhecer a energia boa de um lugar, precisa dar um pulinho no barracão Nossa Roda BH. Se tivéssemos que descrever o Barracão de alguma forma, seria como um espaço cultural colaborativo, chefiado por Juninho Baú, conhecido sambista da região e também líder do grupo “Nossa Roda BH”.
Algo de muito bacana sobre o Barracão Nossa Roda é que tem música por lá quase a semana toda. Para começar, as apresentações fixas do Nossa Roda acontecem nas quintas e domingos. Mas, além disso, o espaço também sedia projetos de samba e eventos particulares. Basta ficar de olho no Instagram do espaço para acompanhar as novidades.
Para completar, além de samba, o Juninho Baú gosta de colocar a mão na massa e cozinhar para toda a turma. Muitas vezes, as refeições são servidas de graça para os frequentadores. Vale a pena conhecer!
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 9.223, São Bernardo – BH.
Estação Santê
O Estação Santê, situado no bairro boêmio de Santa Tereza em Belo Horizonte, é um ponto de destaque no complexo de bares da região. Oferecendo mesas ao ar livre, os frequentadores podem desfrutar da atmosfera histórica das casas antigas ao redor enquanto apreciam música ao vivo. Mas não estamos falando de qualquer música, né? O samba é um dos principais ritmos por lá.
A programação vai de segunda a domingo! Por isso eles se classificam como bar musical. Quando o assunto é samba, se prepare para encontrar variedade! Você pode curtir vários grupos e artistas. Eles oferecem samba rock, samba de raiz, chorinho e afoxés.
Além da música, o Estação Santê oferece uma experiência gastronômica com opções a la carte da culinária mineira e porções especiais. Para acompanhar, os clientes podem escolher entre uma variedade de drinques, sendo o Carmen Miranda o mais popular, feito com morango, limão siciliano e cereja.
Endereço: Rua Quimberlita, 205 – Santa Tereza.
Agora deu para ter uma ideia do que você vai encontrar nas rodas de samba em BH, né? Chegou a hora de colocar o samba no pé e reunir a turma que vai cantar e dançar junto com você. Mas, antes de ir, que tal dar uma olhada nos principais pagodes de BH? Boa leitura!