A síndrome pós-Covid tem afetado a qualidade de vida de muitas pessoas que já passaram pela cura da doença. Mas a boa notícia é que a enfermidade tem tratamento! A Escola de Fisioterapia da UniBH está realizando atendimento gratuito a pacientes que estão sofrendo com os sintomas persistentes da Covid-19.
Em maio de 2021, Belo Horizonte ultrapassou a marca dos 200 mil casos confirmados de Covid-19. Passados dois meses desse marco, o número de infectados aumentou, mas o boletim epidemiológico da Prefeitura de BH consta um dado animador: 96% desse público, ou seja, a grande maioria, conseguiu se recuperar da doença e receber alta hospitalar.
Contudo, para alguns pacientes infectados pela Covid-19, os sintomas não acabam com a cura completa da doença. Pelo contrário, mesmo após a alta hospitalar, o organismo continua apresentando sinais de que o corpo ainda não se recuperou daquela enfermidade. Estudos afirmam que 80% das pessoas que já foram infectadas pelo vírus, podem sofrer com a persistência de pelo menos um dos sintomas da Sars-Cov-2.
Esses sintomas prolongados são intitulados de síndrome pós-Covid e podem variar de dor de cabeça e falta de ar, até disfunções neurológicas mais complexas. Por se tratar de algo novo, muitas pesquisas e estudos ainda estão sendo desenvolvidos, a fim de mapear todos os efeitos que podem persistir no organismo, mesmo após a cura.
Mas a boa notícia é que existe tratamento para os sintomas mais comuns. Além disso, o acompanhamento adequado pode levar a uma melhora clínica e, consequentemente, à normalidade da qualidade de vida desses pacientes. Em Belo Horizonte, mais precisamente no bairro Buritis, uma equipe de professores e alunos de Fisioterapia da Clínica Integrada da UniBH está preparada para realizar acompanhamento de forma gratuita para tratamento da síndrome pós-Covid.
Mas antes de entender melhor sobre o tratamento, é necessário perceber se o seu organismo está ou não sofrendo por essa enfermidade. Covid longa, Covid persistente, Covid prolongada e síndrome pós-Covid, são termos usados para identificar o mesmo fenômeno: a persistência de sintomas causados pelo coronavírus, mesmo após a cura da doença.
Normalmente, a Covid prolongada atinge aqueles pacientes que tiveram um caso mais grave da doença e passaram por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No caso desses pacientes, é mais comum que o organismo possa sofrer maiores danos. Contudo, não é incomum que pessoas que tiveram a versão mais leve da doença, e que não precisam de hospitalização, também sejam acometidas.
Universidades dos Estados Unidos, México e Suécia se uniram para analisar pesquisas sobre a síndrome pós-Covid publicadas até janeiro de 2021. A partir dessas pesquisas, montaram um artigo que identifica mais de 50 principais sintomas para a enfermidade, já que ela pode comprometer o sistema respiratório, cardiovascular, motor e neurológico.
Veja quais são os principais sintomas da síndrome pós-covid
Dentre esses sintomas principais, a fadiga, a dor de cabeça e a dificuldade de atenção são as ocorrências mais comuns da Covid longa relatadas pelos 47.910 pacientes acompanhados para execução da pesquisa.
A Academia Nacional de Medicina já posicionou opinião a respeito da necessidade de serem criadas unidades dedicadas ao tratamento de pacientes que sofrem as sequelas do coronavírus, já que o atual sistema de saúde pode ficar sobrecarregado com a alta demanda de pessoas precisando de cuidados neste período pós infecção. É nesse contexto que a atuação de uma clínica escola da UniBH tem se tornado importante.
A UniBH mantém a Clínica Integrada de Saúde, situada no bairro Buritis. Esse projeto é promovido por alunos e professores dos cursos e tem o objetivo de oferecer atendimento gratuito ou com valores mais acessíveis para pacientes de baixa renda.
Nesse período de pandemia, o setor de atendimento fisioterapêutico identificou uma alta demanda de pessoas que tinham acabado de receber alta hospitalar por covid-19, mas sofriam com sequelas da doença. Por esse motivo, a clínica desenvolveu uma triagem específica para os pacientes de síndrome pós-Covid.
Carla Augusta, a coordenadora do atendimento de fisioterapia da UniBH, explica que o tratamento de reabilitação pós-covid depende muito de cada caso. Mas, de forma geral, não costuma ser duradouro.
Passo a passo do tratamento para Covid longa na UniBH
Para solicitar o atendimento é super simples! Como os fisioterapeutas são profissionais de primeiro contato, não é necessário apresentar indicação ou encaminhamento médico para receber o atendimento e tratamento gratuitos para síndrome pós-covid. Basta solicitar a triagem através dos telefones 31 3319-9345 ou 31 99299-0405 e informar os seguintes dados:
A Clínica Integrada de Saúde da UniBH funciona de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 18h e pode acessar através da Avenida Professor Mário Werneck, 1.685, no bairro Buritis.
A clínica escola da UniBH, além de realizar tratamento gratuito para pacientes pós-covid, também é considerada mais um dos pontos extras de vacinação, estabelecidos em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, o posto de vacinação da UniBH está distribuindo os imunizantes de acordo com o calendário divulgado diariamente pela PBH.
Como a aplicação da vacina é feita pela própria equipe da Universidade, o atendimento é realizado apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A sala de vacinação fica no auditório do campus Buritis e pode ser acessada através da Rua Líbero Leone, portaria 259.
O que achou de saber que existe uma opção gratuita de tratamento para síndrome pós-Covid em Belo Horizonte? Além de realizar projetos sociais na área da saúde, a UniBH também oferece atendimento veterinário facilitado para os moradores da comunidade do bairro Buritis e outras regiões de BH. Para acompanhar outras dicas como essa, basta acompanhar o Instagram do Buritis Juntos!
Buritis
Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairroBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill