Acessibilidade
A+ A-
Variedades Buritis

Buritis Juntos em prol da castração de animais em BH

Buritis Juntos em prol da castração de animais em BH

25 milhões de toneladas de plástico jogadas por ano nos oceanos e 260 animais recolhidos por mês nas ruas de Belo Horizonte. À primeira vista, esses dois dados parecem não ter relação, mas a atuação do projeto Castração Ecológica tem o objetivo de ajudar os animais abandonados de BH e ao mesmo tempo diminuir a poluição causada pelo plástico. O Buritis Juntos apoia essa ideia, por isso se tornou posto de coleta no mês de fevereiro.

Parceria Necessária

No início de 2021 dois postos de coleta tiveram que fechar e pararam de arrecadar tampinhas. Por isso, a parceria entre o Buritis Juntos e a Castração Ecológica chega em um momento mais que necessário. O projeto da VPR Imóveis se tornou posto de coleta há menos de um mês e já tem juntado uma quantidade significativa de tampinhas. 

Toda semana o espaço recebe sacolas repletas de todo e qualquer tipo de tampas plásticas doadas pelos clientes e colaboradores da VPR e moradores do Buritis. A participação tem sido expressiva e isso acaba demonstrando o engajamento da comunidade do Buritis. 

“No mesmo dia que nos tornamos posto de coleta, divulgamos a ação nas redes sociais do Buritis Juntos e em grupos do bairro, e em menos de 2 semanas já conseguimos doações de 3 sacos enormes de tampinhas plásticas. Isso só mostra o senso de mobilização e solidariedade que existe em nossa comunidade”, explica Frederico Papatella, idealizador do Buritis Juntos e Diretor da VPR Imóveis. 

Castração Ecológica

Há alguns anos atrás, Val Consolação participava de um Congresso sobre Animais Abandonados, quando conheceu a ideia de subsidiar a castração de animais de rua por meio da reciclagem. Ela gostou tanto da iniciativa que resolveu trazê-la para Belo Horizonte. 

Em dois anos de atuação e com 20 postos de coleta de tampas plásticas em toda a cidade, o projeto já conseguiu retirar das ruas, rios e aterros de Belo Horizonte cerca de 6 toneladas de plástico.

Contudo, em 2020 a pandemia afetou bastante a arrecadação de doações, já que a maioria dos postos de coleta eram restaurantes. “Antes dessa crise, a gente demorava três meses para juntar as 2 toneladas necessárias para um mínimo de castrações. Depois do surto do vírus, nossa arrecadação caiu 80% e acabamos levando 9 meses para arrecadar essa quantidade”, explica Val.

Isso mostra o quão essencial é a participação e envolvimento da comunidade do bairro Buritis e região. Para aqueles que já têm tampinhas em casa e desejam doar, o Buritis Juntos fica dentro da VPR Imóveis, na Av. Prof. Mário Werneck 1311, 3° andar, e recebe doações de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado das 8h às 14h.

Dúvidas sobre o Buritis?

Cadastre-se na área do morador para ver dicas úteis sobre o bairro e participar de discussões
Me cadastrar!

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.